sábado, 19 de janeiro de 2013

Cidade encantada


"Um casal de irmãos, Lucas e Sara Luana Peres de Jesus, de 6 e 5 anos, respectivamente, morreu afogado no início da tarde de hoje no Igarapé do Maracatí, em Manacapuru (a 80 quilômetros de Manaus). Os dois estavam navegando em uma canoa de madeira, que naufragou, por volta das 13h, desta quinta-feira (17/01)." Leia mais.

O relato do jornal é só mais um entre centenas de casos dessa natureza, incontáveis casos que acontecem nas infinitas águas da complexa Bacia Hidrográfica com seus rios, lagos, igarapés, furos, paranás... e devido a imensidão da região muitas dessas situações nem chegam a ser conhecidas dos meios de comunicação.

Para boa parte da população amazônida as águas são suas únicas vias de transporte, portanto os grandes rios e lagos são suas estradas, os pequenos rios, furos, igarapés e paranãs as suas ruas; sendo a canoa uma espécie de bicicleta a pedalo, que são os remos e as bicicletas motorizadas, os rabetas e o dia a dia do ir e vir dessas pessoas está ligado diretamente a essa realidade.

São milhares os barcos dos mais diversos modelos e tamanhos, canoas e canoães a subirem e descerem as estradas e ruas d'água para irem ao trabalho, a escola, visitarem parentes e amigos, ir para um jogo ou uma festa em comunidades vizinhas ou distantes.

Por essa forte ligação e uso diário com o mundo das águas, uma relação forte foi construída, desenvolveu-se com o tempo tanto o conhecimento geográfico necessário para saber onde se quer chegar, uma espécei de Google Maps mental, como também uma relação mítica, por ser a água elemento de vida, porém, também de morte; vida e morte caminhando na mesma água. A água que mata a sede e refresca o corpo, ceifa a vida.

A relação mítica gerou uma série de seres aquáticos que estão para além do mundo material, são os encantados, os botos namoradores e malinadores, a mãe d'água, segue uma lista que não me atrevo pela falta de conhecimento e vivência a adentrar. Só a título de exemplo, existe a crença de que as pessoas mortas n'água e não encontradas, passam a viver na cidade encantada, uma cidade maravilhosa, cheia de coisas boas, mulheres e homens bonitos que está localizada abaixo do curso d'água.

Um casal de irmãos, Lucas e Sara Luana Peres de Jesus tiveram a sorte de serem resgastados das profundas a'guas, porém, são muitos que passam a viverem na cidade encantada, paraíso terrestre ou melhor dizendo paraíso aquático!



Nenhum comentário:

Postar um comentário