domingo, 20 de janeiro de 2013

Almoço Amazônico


O mundo amazônico é um mundo comível, sua flora e fauna é riquíssima em seres manjares de deuses. E de uma enorme quantidade que aparentemente é infinita, porém, não é. Preservar sem aproveitar com certeza não será a saída para melhorar nossa qualidade de vida. O desafio está justamente em ter acesso aos seus bens de consumo, sem destruir. É um desafio monstruoso.

Um sarapatel de tracajá é uma das delícias da gastronomia do planeta verde e líquido!

O mundo gastronômico dos grandes chefs de cozinha dos restaurantes mais famosos do planeta estão começando a tomar conhecimento da enorme variedades de sabores maravilhos que podem ir a mesa e encantar os paladares mais refinados. Além do que pode ser oferecido, também o conhecimento sobre eles é grande, são conhecimentos que atravessaram milênios.

É comum em almoços festivos servirem pratos, cada um mais delicioso que o outro dos diversos quelônios, principalmente tracajá e tartaruga. O pior são os ovos desses animais que em sabor não deixam nada a desejar para suas carnes e é na coleta dos ovos de suas covas (ninhos) que a depredação é enorme. Quase não há controle, seja pela falta de políticas públicas de fiscalização, como pelo enorme tamanho da região e o número reduzido de fiscalizadores.

Só quando os próprios amazonidas se conscientizarem da perda que estão tendo, irão se preocupar e se envolver em projetos de salvamento/preservação; qualquer outro caminho será sempre pequeno diante de um mundo grande. Deveríamos dizer com o Timão "agora é nós. Nós no cuidado do nosso mundo"!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário