domingo, 13 de janeiro de 2013

 Reaprendendo a Sambar

O carnaval está chegando, os sambas enredos foram escolhidos, os instrumentos vão ganhando sintonia a cada ensaio, o passe no pá ganham forma e criatividade. Tudo precisa está ajustado quando a "Escola" entrar na avenida do samba, o sambodrómo. As escolas de samba cresceram e invadiram o país através da TV; em geral foram um massacre nos carnavais das pequenas cidade desse imenso Brasil.

Nesses últimos anos os blocos e as bandas voltaram a crescer por todo o Brasil, graças também a TV que vem mostrando intensamente os carnavais da Bahia e de Olinda, festas de blocos que atraem milhares de turistas dos vários rincões do país e do mundo. A força da TV está se mostrando como aquela que passou um rolo de amassar em muitos carnavis, está também levantando um velho movimento carnavalesco dos blocos e bandas.

A maioria dos administradores ainda não entenderam esse movimento que destrói e eleva o carnaval do Brasil. E sem perceber acabam fazendo uma mistureba de ritmos que aparecem na TV, no fim das contas não dar nem um e nem outro ritmo que chegue a ser original.

O sucesso dos carnavais de Salvador e Olinda foi justamente insistir em seus carnavais e fazê-los chegar a mídia. O ser humano quer originalidade e foi essa originalidade dos carnavais nordestinos que consegue atrair e ser a novidade, mesmo sendo o velho renovado, sem deixar de ser velho.

No Norte não conseguimos manter o nosso carnaval e caímos na armadilha dos brilhos e nos balanços das cariocas; suplantamos os carnavais de rua, não conseguimos fazer uma evolução sem perder a originalidade e deu no que deu, ficamos com um vazio no período das festas do rei momo.

Será preciso querer com todas as forças querer o que é nosso de volta, sem ser do jeito que era, evoluído, retornado, chegando e dizendo quero me reecontrar. Será que vamos chegar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário