quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Herança Maldita

Depois de alguns dias empossapos, fazendo o levantamento dos valores em caixa, das dívidas e um inventário geral dos municípios, os novos prefeitos vão tomando ciência da real situação que lhe foi repassada pelo seu antecessor. Cada dia é uma descoberta e uma surpresa. Surpresa com o que foi levado e com a pessoa que levou. O pior de tudo é a conta bancária zerada.

Em geral e o caso é cada vez mais comum, ao fim dos mandatos muitos dos prefeitos e presidentes de câmara levam o que podem dos órgãos municicipais, do prédio da prefeitura, câmara e dos prédios ocupados por secretarias e outros, deixando o mínimo ou nem o mínimo, sem condições para funcionamento. Mesas, cadeiras, computadores, ar-condicionados, fogões, botijas, garrafas de café, liquidificadores, cortinas, peças de veículos, telefones, televisões, DVDs, Projetores, notebooks, cestos, material de limpeza e até vasos sanitários...

E isso ainda não é tudo, ainda pode ser pior, é que geralmente os computadores levados como presentes/lembranças da gestão, levaram consigo os dados do município e junto foi-se todas as informações, senhas e programas do governo federal. Num click de enter foram nomes e sobrenomes dos cadastrados nos diversos programas que repassam verbas as famílias de baixa renda.

Juntando esse arrastão, o raspa na conta bancária e os débitos com o funcionalismo público, mais  o pagamento de muitos fornecedores, a recuperação de dados dos programas de governo/nomes e senhas; o estrago deixado dar dor de cabeça e leva meses para ser resolvido. Até montar sua equipe e fazê-la funcionar, e comprar o necessário para a máquina funcionar, lá se foi meio ano.

O estrago deixado para os novos prefeitos, ganhou nesses últimos tempo o nome de "Herança Maldita" e tem se repetido, parece já uma tradição, também maldita. O pior de tudo é a herança que estamos deixando para o país pelos nossos votos, elegendo políticos da pior espécie por duas, três, quatro e mais vezes para assumirem diversos cargos eleitivos. Essa é com certeza, a pior "Herança Maldita"!


Nenhum comentário:

Postar um comentário