sábado, 29 de dezembro de 2012

Agora é nós!


Os eleitos por todo Brasil, prefeitos e vereadores, depois de terem curtido a ressaca da campanha eleitoral e da eleição. Recuperados. Nesses últimos dias travam uma nova luta. No executivo a composição do quadro dos secretários, dos cargos de segundo e terceiro escalão - distribuição de cargos, empregos, salários, ganhos, funcionários fantasmas,  mimos para os puxas-saco mais próximos, famílias, associações, igrejas, sincidatos, famílias, diversos tipos de lideranças, é o primeiro pagamento pela vitória.

A luta do executivo se estende até o legislativo. Com os vereadores segue uma batalha ferrenha e que envolve altos valores, quanto maior o orçamento do município, maior será despesa para ter a presidência da câmara do seu lado. É uma luta de titãs. Vencer essa luta as vezes é mais difícil do que ganhar uma eleição nas urnas. Com os vereadores também se negocia nesse tempo, além de seu voto para o presidente que quer o prefeito; as verbas de gabinete; sua excelência quer para sua família, para os de seus grupos, para as namoradas e namoradas. E tome dinheiro!

Nessa luta, andança de canoa em igapó fechado e a noite, todos saem ganhando = o prefeito, sua família, os secretários, puxas-saco, vereadores, negociadores de votos, amantes, namorad@s. O jogo de cintura das partes envolvidas é monstro; pois, tudo vale, menos perder. Aliás, o único que perde é o Município.

Os prefeitos que mais ganham são os que sabem jogar com a vaidade, os que sabem que mais que dinheiro, alguns cargos e empregos servem para satisfazer o ego de quem pretende ser o dono dele. O interessante é que nada se faz as claras, tudo é feito como diz o dito popular "por debaixo dos panos". São reuniões conversas nas praias de fortaleza; em casas, apartamentos, bares, restaurantes e outros ambientes em Manaus; em almoços, jantares, em casas de particulares no próprio município; são em intermináveis ligações telefônicas e em muitos casos nas alcovas, nas conversas e sussurros ao pé do ouvido na hora da troca de carinhos...

Até o dia primeiro, dia da posse dos prefeitos e vereadores tudo estará acertado, porém, nesse jogo não existe o quem ganhou , ganhou. Os dados estarão lançados com muitas contas a serem pagas; ainda há chances e mudanças acontecerão e não esqueça tudo pode acontecer e o único perderdor é o município, você, eu, as crianças pela péssima qualidade da educação, da saúde, pela falta de segurança... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário